Pergunta ao Dalai Lama

"O que mais te surpreende na Humanindade?"

Ele respondeu:

"Os homens... Porque perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem dinheiro para recuperar a saúde. E, por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem do presente de tal forma que acabam por não viver nem o presente nem o futuro. E vivem como se nunca fossem morrer... e morrem como se nunca tivessem vivido..."

Meus ideais


Bom, com relação a minha vida tento vive-la intensamente, respeitando ao próximo e a mim mesmo, buscando a felicidade em todos os momentos, e olhando para as pessoas buscando suas qualidades, e descartando seus defeitos. Estou longe da perfeição, mas acho que é essa a fórmula mais simples para um bom relacionamento com as pessoas, sejam elas da família, do trabalho, enfim, do convívio social. Mas quando olho amplamente para o mundo não é isso que vejo, e sim a falta de afetividade, respeito, tolerância, indiferença entre os pares e com a natureza, um sistema em colapso, a beira da falência, e o que é pior, a maioria das pessoas não estão nem um pouco preocupadas em reverter a situação. Para comprovarmos os fatos é só olharmos em torno de nós, notícias em telejornais, revistas entre outros, a maioria destacam manchetes assustadoras como tropas em confronto, embaixadas, hospitais e até abrigos sendo incendiados, terrorismo, economias descontroladas, as drogas tomando conta das cidades e destruindo famílias das mais diversas classes sociais, e  violência por toda parte. Enquanto ignorarmos os acontecimentos que nos rodeiam e achar que não nós diz respeito, só podemos esperar o que as vozes mais pessimistas apregoam, o caos, o abismo, o fim.